No casamento indiano, a noiva veste a tradicional Langha ou Saree normalmente na cor vermelha e o noivo o Sherwani, com um turbante na cabeça.
A Langha, que é uma vestimenta usada em casamentos, é feita com seda ou tecidos nobres, com detalhes dourados ou coloridos e com muitos bordados.A palavra Saree vem do sânscrito e significa roupa. O Saree é um tecido com seis metros de comprimento e 1,5 de largura, que é enrolado no corpo, formando um vestido. Ele pode ser feito com diversos tecidos, como o algodão ou a seda e normalmente contém bordados, pinturas feitas à mão, símbolos impressos e até lantejoulas.
A noiva usa o Saree junto com outras duas peças de roupa: uma anágua sem prega (Ghaghra) e uma blusa curta e justa, que cobre somente os seios (Choli). Para completar o visual, a noiva coloca um Bindi (círculo colorido pequeno que fica entre as sobrancelhas – na cor vermelha) e diversas jóias, como pulseiras e brincos de argola no nariz - que são exclusivamente das mulheres casadas.
“Normalmente a noiva indiana utiliza a cor vermelha para casar, mas, hoje em dia, elas também usam rosa e laranja”, falou a empresária indiana Mansha Daswani, casada há 31 anos com o indiano Lakhi Daswani.
Com a influência da cultura indiana no Brasil, as noivas já começaram a usar as tradicionais vestimentas da Índia como inspiração na hora de mandar fazer o vestido para o casamento e muitas vezes até decidem casar com vestidos tipicamente indianos.
Para auxiliar na escolha de um vestido de noiva inspirado na cultura indiana, selecionamos alguns Langhas, Sarees, Sherwanis e jóias para um tradicional casamento indiano. Conheça melhor o estilo para criar um modelo diferente ou escolha um vestido indiano e organize um casamento temático.
Significado da cor vermelha: |
É uma cor considerada auspiciosa, repleta de significados, porque possui qualidades emocionais, sexuais, de fertilidade e é considerada o símbolo da paixão. Por isso é a cor mais escolhida para os casamentos indianos, por noivas de diversas castas e regiões da Índia. |